Orientalism and Representations of Hua Mulan: A Comparative Analysis of the 2020 Film Adaptations [EN]
Este artigo analisa a representação de Hua Mulan nas adaptações cinematográficas de 2020 produzidas nos Estados Unidos e na China, a partir da perspectiva do Orientalismo de Edward Said, avaliando as implicações culturais e políticas dessas representações. O estudo começa com um panorama histórico das adaptações de Hua Mulan, com foco em como os filmes de 2020 refletem estereótipos culturais, dinâmicas de gênero e a tensão entre valores individualistas e coletivos.
Ao comparar essas produções, o artigo evidencia a perpetuação de estereótipos ocidentais sobre culturas asiáticas e os contrasta com as estratégias narrativas chinesas. Além disso, destaca a importância de analisar representações culturais no cinema como ferramenta para compreender dinâmicas políticas e sociais mais amplas.
Argumenta-se que o referencial teórico de Said continua relevante para examinar como o “Outro” é retratado em filmes contemporâneos, propondo novos insights sobre o poder político do cinema na formação de percepções públicas. Esta discussão contribui para os debates atuais sobre o Orientalismo, oferecendo uma crítica refinada à representação cultural e seu papel na manutenção ou contestação de estereótipos.
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Modernidade e Imaginação Coletiva no Cinema Chinês na Primeira Metade do Século XX: disputas simbólicas e construção de pertencimentos [PT]
Este ensaio apresenta reflexões derivadas da minha pesquisa de doutorado em andamento, dedicada a investigar a relação entre o individual e o coletivo na China moderna, com ênfase na produção cinematográfica da primeira metade do século XX. Ao analisar os filmes como arquivos simbólicos, o texto oferece uma perspectiva antropológica sobre a interação entre categorias como “Estado”, “tradição”, “modernidade” e “etnicidade” — não como dados fixos, mas como campos em disputa.
Sem pretensão de exaustividade, o ensaio busca levantar questões sobre os sentidos coletivos em disputa naquele contexto histórico, refletindo também sobre como essas tensões ainda ressoam nas formas contemporâneas de imaginar a coletividade na China. O texto foi produzido como parte da apresentação da minha pesquisa de doutorado durante o estágio docente.
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Cinematography and social thought: the construction of Chinese identity and the role of individualism and collectivism in film [EN]
Este artigo explora como o cinema chinês desafia a dominância de Hollywood ao contrastar estruturas narrativas individualistas e coletivistas. Analisa o cinema como expressão cultural de diferentes visões de mundo e destaca as barreiras sistêmicas que as produções não ocidentais enfrentam para obter reconhecimento global.
A partir de aportes da antropologia e dos estudos culturais, o estudo argumenta que as narrativas cinematográficas refletem disputas geopolíticas e ideológicas mais amplas, moldando a forma como identidade cultural e formas de contar histórias são percebidas no mundo.
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Relational freedom and the Ilan Pappe case: an anthropological proposal for freedom [EN]
Este artigo examina o conceito de liberdade para além do liberalismo, a partir do caso da detenção do historiador Ilan Pappe pelo FBI. O texto destaca as tensões entre a liberdade individual e os interesses coletivos, propondo uma visão relacional de liberdade, enraizada nas interdependências sociais, com aportes de autores como John Stuart Mill, Norbert Elias e John Locke.
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O espetáculo do constrangimento: individualismo e a trajetória do herói nos lutadores de MMA no filme O Espetáculo da Dor [PT]
Este artigo analisa a performance de lutadores de MMA no documentário The Hurt Business. Utilizando o conceito de individualismo de Gilberto Velho, a Jornada do Herói Arquetípico de Joseph Campbell e o conceito de embaraço de Erving Goffman, o texto explora como as narrativas de derrota moldam identidades e impulsionam a busca incessante pela vitória.
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