Minha pesquisa explora a interseção entre cultura, cinema e sociedade, com foco na relação entre o individual e o coletivo na China. Como parte do meu projeto de doutorado na UERJ (PPCIS-UERJ), analiso como o cinema chinês do início do século XX (1903–1949) refletiu e moldou dinâmicas sociais, políticas e étnicas.
O estudo se baseia em fontes historiográficas, análise cinematográfica e trabalho de campo aprofundado realizado na China, oferecendo reflexões sobre como narrativas visuais influenciam a memória coletiva e a identidade.
Por meio desta pesquisa, exploro questões centrais como:
- Como os cineastas chineses representaram as identidades individuais e coletivas nesse período?
- De que formas as relações étnicas influenciaram as narrativas e estéticas cinematográficas?
- Como esses filmes contribuem para compreender as transformações sociopolíticas da China até 1949?
- De que maneira essas narrativas históricas continuam a moldar os discursos culturais e políticos contemporâneos?
Conheça um dos filmes chineses analisados nesta pesquisa e veja como o cinema reflete as dinâmicas sociais e culturais do início do século XX.
Ao examinar como as narrativas cinematográficas do início do século enquadraram a relação entre o indivíduo e o coletivo, este estudo lança luz sobre perspectivas duradouras de identidade e pertencimento social na China contemporânea.
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